O Sorriso de Um Olhar...





Hoje foi dia de voluntariado no Lar de Santa Maria.
Tudo começou com a foto de grupo, como sempre. Gostamos de guardar memórias de dias importantes tal como o que foi hoje.
Entrámos no Lar com um único objectivo: o de Dar mais de nós a alguém que precisa e levar alguma juventude às pessoas que iríamos encontrar. Só não contávamos trazer, dentro de nós, tanto deles…
A medo, começámos a olhar à nossa volta. No fundo, todos receamos os nossos dias de velhice e, ali, fomos confrontados com isso mesmo. Ao início, falar com aquelas pessoas pode ser difícil. Não sabemos se nos vão responder, não sabemos sequer se vão dar por nós ali. Mas tentamos.
E quando damos por nós, já estamos a cantar com eles e a fazer parte das suas vidas. Percebemos então, que fazemos sentido ali.
O tempo aperta e vamos, quase em corrida, de pessoa em pessoa. Vemos pessoas alegres, pessoas tristes, pessoas com olhares cansados. Já viveram tanto… e mesmo assim, conseguem-nos dar sempre mais alguma coisa.
Partilham histórias, vivências e… mais tempo houvesse. Olham-nos nos olhos e falam sobre si, sem medos. Só precisam de alguém que os oiça com um sorriso, que os compreenda. Nesse momento, passamos a ser os seus “melhores amigos”, e já sabemos o seu nome, a sua idade, quantos filhos e quantos netos têm. Contam-nos os problemas e dores. Pudéssemos nós tirar-lhes qualquer dor… Agarram-nos nas mãos e esperam de nós o mesmo. Torna-se fácil conversar com pessoas assim. Começamos com o mais simples… o nosso nome, quem são os nossos pais e avós.
Provavelmente, até os conhecem, e nesse caso, temos muitos mais temas de conversa.
Acredito que não percebemos o quão bem fazemos a estas pessoas só pelo facto de as ouvirmos. E acho que elas não percebem o quanto nos fazem bem. Enriquecem-nos com todas as suas experiências sem ser essa a intenção e é Lindo. Sentimos que somos importantes para alguém, mesmo que isso tenha sido só por momentos, uma vez que, devido à idade, a memória falha muitas vezes.
E é o sorriso do seu olhar que nos preenche o coração.

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns!
Realmente foi uma invasão no Lar de S. Maria...fomos recebidos por uma Antiga Aluna (hoje responsável)...e lá iamos em procissão.
Foi único perceber que... isto, SIM faz sentido! É por momentos como o que vivemos hoje que este Clube tem pernas para andar.
Missão Servir!!! É estar disponivel, é SER MAIS!!!
POR ISTO VALE A PENA SER VOSSA PROFESSORA.
Obrigada.
PC
Anónimo disse…
Sem palavras, mais uma vez. Aparecem histórias que nem sequer imaginamos que existem e cada pessoa tem tanto para contar, ou apenas sorrir, estar. Hoje ri, lembrei-me de certos momentos da minha vida que me fizeram quase chorar e... Posso dizer que oferecer o nosso coração ao outro é mágico, inexplicável. Que venham as próximas semanas... :)
Peregrina disse…
Ousem sempre ser...dar...darem-se!

=)
Bjs
Anita
(uma antiga aluna que mt vos admira!)
KikaSolutions disse…
'Porque se fizeres os outros sorrir... tu sorris também!'


Foi simplesmente gratificante ver a alegria daquelas pessoas, a receberem tantos desconhecidos...

Sem palavras!
Venham mais momentos destes!
Momentos de dar... simplesmente, dar!
Esquecer o nosso mundo e dar o máximo para fazer aquelas pessoas felizes...

Venha 3ª! =D

Estela*
Anónimo disse…
Hoje foi o meu primeiro dia como voluntária no Lar.. :D Foi tão giro.. nunca passei por nenhuma experiencia do tipo e hoje ainda senti um pouco de medo em falar com as pessoas.. medo da forma como reagiriam.. mas eu hei-de ultrapassar isto :D
é o meu grande objectivo!
mal posso esperar pela proxima sexta-feira! :D
Marisa disse…
Na 3ªfeira fui a uma conferência... o conferêncista na introdução citou Gandhi... qualquer coisa como "Educar é fazer realçar no outro o melhor de si mesmo". Imediatamente pensei nos alunos de EMRC da Secundária de Peniche e quão à frente é a nossa querida disciplina. Força. Continuem a descobrir o melhor de vós mesmos (dons de Deus)e a partilhá-los com os outros... pois só desta forma faz sentido.
Estou orgulhosa de pertencer a esta grande família.
Abraços para todos.
Com amizade,
uma antiga aluna e antiga professora.
Marisa Constantino.
Anónimo disse…
Lembrem-s q fazemos sentido ali :)

Ana Estrelinha*
Anónimo disse…
Valeu muito, muito a pena!!!
:)
PT
Anónimo disse…
Comovente, é a palavra que encontro para descrever o que sinto cada vez que lá vou dar a minha companhia, as minhas palavras, o meu sorriso, o meu olhar, o meu carinho! São pessoas já tão vividas mas ainda com tanto para dar e receber, é inacreditável como sentimos a sua humilde e feliz reacçao apenas com um Olá nosso.
Hoje foi a minha primeira visita com a minha amiga Catarina, e foi muito giro, safamo-nos bem :D
E todas as semanas fazemos para lá estarmos presentes e dar o nosso contributo. É uma experiência mesmo muito rica, todos deviam de passar por ela.

Professores e alunos de Moral da ESP, somos únicos! *
Anónimo disse…
Não tenho saudades da Escola ... tenho saudades de ser aluna de R.M., de me sentir útil... de fazer a diferença na vida de alguém... H.

Mensagens populares