Doce memória

As férias de Natal tinham acabado e era tempo de voltar às nossas visitas ao Lar de Santa Maria. Ansiava por aquele momento há dias, por não ter tido oportunidade de la voltar durante as férias. Ansiava por ver sorrir todas aquelas pessoas carentes de amor e atenção, ansiava por ver um brilho nos olhos de cada um, ansiava por um sorriso sincero. Ansiava saber que estava tudo bem, desde há duas semanas atrás.
Quando chegou a hora, fiquei feliz por parecer tudo como habitualmente, respostas menos simpáticas que em escassos momentos se transformavam em agradáveis conversas... Contudo, ao percorrer alguma distância no interior do lar, senti que algo estava diferente... Faltava alguém, não fisicamente, mas faltava um sorriso, um beijo... Faltava o grito pelo meu nome enquanto me dirigia à pessoa... Faltava o abraço caloroso pelo qual ansiava desde o último dia.
Dirigi-me a ela com ó meu melhor sorriso e quase com as lágrimas nos olhos, e ao dar-lhe um beijo olhou-me e não me falou. Iniciei uma tentativa de conversa, mas parecia que não se recordava da minha pessoa.
- D. Marília, não se lembra de mim? Sou a Joana, a sua amiga Joana... - disse-lhe, esperando uma resposta positiva. Contudo, tudo o que recebi de volta foi um olhar vazio e um silêncio profundo. Tinha as lágrimas nos olhos, agora não de alegria, simplesmente não estava a compreender o que se passava, queria esquecer que aquilo estava a acontecer.
- A Joana... eu até guardei o meu número de telefone no seu telemóvel novo... a senhora disse para eu guardar com o nome de "amiga Joana", não se lembra? - foi tudo o que me veio à ideia no momento, mas de novo fiquei sem resposta... desta vez desviou o olhar de mim como se não existisse... O que teria acontecido? Aquilo não podia ser verdade, era um pesadelo, de certeza. Esperei mais um pouco, ali fiquei, atirando palavras para o ar, mas nada aconteceu.Continuei a minha visita, com extrema dificuldade em oferecer o meu sorriso aquelas pessoas que tanto necessitavam...




Mais uma semana de ansiedade, agora ansiava também, para além de tudo o que tinha ansiado na semana anterior, que aquela senhora estivesse melhor, que me reconhecesse. Cheguei ao pé dela e reparei que estava a dormir, que não havia oportunidade de saber se estava melhor, se já se recordava da sua amiga Joana. Permaneci a seu lado por alguns minutos, olhando-a... quando dei por mim, era tempo de continuar a visita... Suavemente peguei-lhe na mão e baixinho para que ninguém ouvisse disse "Espero que esteja bem. Gosto muito de si."




Ansiava pela sexta feira que estava a chegar mais uma vez... era verdade que não me estava a sentir muito bem nesse dia, mas não tinha razão para tal.
Caminhava em direcção ao lar, com o meu "gémeo" João Guilherme quando ele me perguntou quem era a D. Marília. Eu expliquei-lhe, relembrando cada momento passado com ela, as imensas vezes que lhe dissera para não cruzar as pernas e o que nos riamos com isso. Quando chegámos, a Joana disse-me algo que não queria ouvir e que temia desde aquele dia...
- Não pode ser.. - Foi tudo o que consegui dizer, perdi as forças e sentei-me... não sabia o que fazer, nem como iria falar com o resto das pessoas que tanto precisava de conversar... Ali fiquei, a ver a chuva cair, forte e fria... Sozinha não teria conseguido entrar... Sozinha não tinha conseguido superar... Mas tentei agir naturalmente, pois tinha ao meu lado três das melhores pessoas do mundo, que me apoiaram... (Obrigado Joana, Pedro e João)




Hoje talvez me sinta aliviada... talvez tenha sido o melhor...

... existe mais um anjo doce no Céu ...!


Por:Joana Condeço

Comentários

Anónimo disse…
Sem Palavras...

Fizeste-me relembrar alguns dos momentos passados com a nossa D.Marília.

Ela que olhava-nos sempre que chegávamos para mais uma visita, que nos acenava com a maior das suas forças. Foi-me dificil também na última 6ªfeira fazer a visita... custou-me sorrir como de costume, mas lá teve de ser.

Sim... Ela está no céu! E acredita... levei uma flor, em nome de todos os voluntários, que puderam partilhar bons momentos com a nossa D. Marília!

Obrigado pelo seu SORRISO! :)
Anónimo disse…
"Exite mais um anjo no céu" e atrevo a dizer que essa doce mulher era uma daquelas pessoas de quem eu mais gostava do lar...

Iremos sempre recordar os bons momentos que passámos junto da D. Marília...

=')
Anónimo disse…
Exite sem dúvida mais um doce anjinho no céu :)
Obrigada pelo privilégio de poder ter vivido alguns momentos de carinho e partilha com uma senhora tão especial, a nossa Menina Marília...
Anónimo disse…
Completamente sem palavras...
Todos os momentos passados com a D.Marilia foram momentos maravilhosos, aquelo sorriso era um sorriso inesplicável, aquela senhora era uma senhora muito especial...
"existe um anjo no céu", que ficara para sempre na minha memória.

Mensagens populares