Carnaval e a 3ª idade

Ao fim de quase quatro meses de voluntariado no Lar de Sta Maria, as ligações que são estabelecidas com os nossos idosos vão dando algum fruto, vamo-nos sentindo precisos, importantes nas suas simples vidas.


Com o Carnaval veio também a folia, e esta chegou à 3ª idade. Sim, porque alguns deles gostam desta época festiva. Chegou então a semana que antecedia o Carnaval,e durante as nossas visitas semanais eramos confrontados com perguntas e histórias do Carnaval, de hoje e de 50, 60anos.


No meio destas conversas, decidimos então (nós voluntários), participar nas duas festas de Carnaval em que o Lar iria estar presente. A primeira seria na 6ªfeira, para muitos dia de aulas, o que não foi problema...faltou-se! :) Esta festa estava destinada para toda a população idosa do nosso concelho. Onde não faltou boa música e muita, muita alegria. Afinal... Os idosos estavam na discoteca!
Na discoteca Casa do Cais, local onde estiveram presentes dezenas de idosos, não faltou a gente nova, para agarrar um e outro, para dançar com um, rir com outro... enfim, uma festa!
A festa terminou então comum lanche na cantina da câmara.
Para não deixar morrer estes dias, na 2ª feira de Carnaval, lá estava eu novamente presente para ajudar naquilo que fosse preciso. Mal cheguei, mascarado claro, a reacção de muitos foi rir simplesmente. Estavam habituados a que eu chegasse vestido normalmente...
Foi engraçado ver no olhar daquelas pessoas a felicidade. Apesar de nem todos poderem dançar devido às suas limitações, havia sempre quem cantava, sorria, aplaudia... Foi muito, muito bom poder partilhar estes pequenos momentos carregados de pura felicidade. Segundo familiares de utentes, e mesmo funcionários, "vocês voluntários são muito importantes naquela casa".
É bom saber que gostam de nós!

Fotografia dos utentes que participaram na festa de 6ªfeira

Por: PT

Comentários

Anónimo disse…
Hoje sei que a 3ºidade também tem algo de bom.. O que vivo com eles faz-me acreditar nisso!

MariSa GranadaS

Mensagens populares