Recordar...

Há dias em que acordamos e parece que precisamos de algo, que nos possa preencher um pouco o dia. Refiro-me ao Monsenhor Manuel Bastos. O nosso querido e sempre "Sr. Prior" dado o avanço da sua idade encontra-se em repouso e um pouco debilitado.
Como voluntário, e paroquiano lembrei-me de visitar o Sr.Prior e trocar dois dedos de conversa. Sinceramente, esta foi uma grande necessidade que senti, em poder ousar da sua companhia e relembrar históricas já ouvidas, pela boca do mesmo.
Quando entrei no quarto, onde atentamente lia o jornal, cumprimentámo-nos e atrevo-me a dizer que o seu olhar resplandecia de uma alegria enorme, e satisfação por ter com quem conversar. É engraçado, que um homem com mais de 80 anos de vida, e mais de 60 nesta paróquia, e com tantas histórias, e pessoas, foi buscar à sua "caixinha" de memórias, algo em que eu fazia parte. Pelas suas palavras: "Não me posso esquecer, de quando tu entravas na igreja, e a maneira de como seguravas e levantavas o leccionário, ao som de uma música, e acompanhado pela Filipa e outras meninas". Estava a falar do Shemá... uma pequena "dança" de introdução à Litúrgia da Palavra. Fiquei tão feliz, tão feliz... que nem tenho palavras.
E a conversa voou, e para concluir, e como forma de agradecimento pela grande manifestação da sua presença na minha vida (relembro que foi ele que me baptizou, confessou pela primeira vez, me deu a primeira comunhão, a profissão de fé... e ainda... foi através dele e por ele, que eu conjuntamente com a Pipa, consegui ir fazer voluntariado ao centro João Paulo II em Fátima no passado mês de Junho de 2008), entreguei um retrato dele feito por mim, que pode ser visto em baixo.
Rápidamente segurou o retrato, riu, e simultâneamente uma lágrima escorria-lhe do olho. Agradeceu vezes sem conta, e parou por segundos a olhar fixamente o que lhe tinha oferecido.

Resta-me agradecer-lhe, e pedir a todos os que acabaram de ler este pequeno texto, que batam PALMAS! E MAIS PALMAS!... E que estas ecoem dentro do coração de todos, para que este Grande Homem, possa ser sempre recordado, pela alegria da Mensagem de Jesus Cristo!

Bem-Haja!

MAIS PALMAS! VIVA! VIVA!

Comentários

ângela m. disse…
Pois é Pedro! Há coisas que nos marcam e, sobretudo, há pessoas que não podemos esquecer porque fazem parte de nós (não só da nossa vida, mas de nós, porque nos ajudaram a ser o que somos)! O Sr. Prior é uma delas. Para ele (e também para o texto que escreveste e revela o que vai "aí" dentro) PALMAS! MAIS PALMAS!
Anónimo disse…
apenas uma rectificação: "ecoem"
http://www.fpepito.org/utils/conjugue.php?verbo=ecoar
Peregrina disse…
Palmas, Pedro! Mais palmas!
Para o GRANDE Sr. Prior!
E para o teu texto.
Que ele seja sempre um exemplo para nós!
Que , por ele continuemos a ser aquilo que ele nos provocou: "sabermos" a Cristo!
Mais Palmas, muitas palmas...palmas para sempre para o Sr. Prior!!

Mensagens populares