Dois dedos de conversa...

Ontem vivi mais um momento de partilha. Desta vez com uma pessoa bem mais velha, mas muito, muito querida.

Tirei então um pouco da minha tarde, e fui em conjunto com a Marta e com a Marisa, fazer uma visitinha, (como se custuma dizer, uma visita de médico) ao Lar de Sta Maria. Reencontrei uma senhora que havia visto na última visita que fiz ao lar. Uma senhora com cerca de 96 anos, e que por SINAL, era muito amiga da minha bisavó. Apesar de já não se recordar de mim, tratou-me como se me conhece-se há anos, e perguntou logo de quem eu era filho. Como já sabia que ela conhecia a minha avó, comecei logo por dizer, que era neto da D.Guiomar, que vivia em frente a torre do relógio (Igreja da Misericórdia), e ela rapidamente associou. Repetiu-me vezes sem conta, que era de Estombar (Cidade do Algarve, onde é natural), e que era muito amiga da minha bisavó.

De entre as conversas eu ia entrecalando com uma simples pergunta: 'Como é que me chamo?'. A senhora esquecia-se rapidamente, e tinha sabido à coisa de 5 minutos. Depois de me dizer que não se recordava, olhou-me nos olhos como que a pedir que lhe disse-se. E assim o fiz. Mal soube o nome, fez uma ligação muito rápida com a passagem biblica, em que Jesus diz a Pedro que lança-se as redes ao mar. E sempre me repetiu a história sempre que lhe perguntava o meu nome.

Durante o tempo que lá estive sentado na rua com a senhora, uma das coisas mais incriveis e tão simples, foi a passagem de uma senhora na rua, e a D.Teresa (a senhora que estava comigo), gritou e assenou com toda a sua força com um grande sorriso no rosto. Perguntei-lhe então quem era, e ela respondeu-me: 'Não sei quem é... Mas é minha irmã!'. Fiquei sem resposta, pois foi um acto tão simples e tão sincero, que muitas vezes nos esquecemos da sua importância. Mas para a D.Teresa não, era mais do que um gesto banal...
Outro dos gestos, foi uma pequena confidência que me fez, muito ingénua, mas que no seu ver era muito importante. Senti-me feliz por isso! Senti-me útil!

E com isto, sem dar conta, apareceu a Marta e a Marisa, 45 minutos depois, que já tinham feito a visita toda, e eu ali tinha ficado a dar atenção aquela tão simples senhora, que não me deixava sair por nada, e que sempre recomenda: 'Muito Juízo! Juízo!'


Um início de tarde diferente... :)





Há melhor coisa que nos sentirmo-nos especiais na vida de quem estamos a ajudar?!






Por: PT

Comentários

Anónimo disse…
Juízo Pedro, muito juízo!
Vês porque digo que Deus não se entende, Vive-se?! Pois é,... é isto mesmo, ser Cristão é experimentar a radicalidade de descobrir o Outro como nosso Irmão, como Filho de Deus,...e até como um Verdadeiro Cristo!
Parabéns! Estás no Caminho certo!!!
PC
Anónimo disse…
A D. Teresa é um amor de pessoa(que por acaso também me contou um segredo e também disse para ter juízo, referindo várias vezes para não ir na "cantiga" dos rapazes =D)... também já tive a oportunidade de fazer com a Marta e a Marisa algumas visitas ao lar, e observa-se no rosto de todos eles a alegria que sentem por uma pequena conversa ou até mesmo de um simples carinho... Tenho pena de muitas vezes não conseguir ir, não porque não tenha tempo, mas porque saio de lá algumas das vezes triste, pois recordo com saudade pessoas muito importantes na minha vida...
Anónimo disse…
Bonito momento, o que um simples gesto significa para essa senhora ..
Isto só nos faz pensar em dar muito mais valor aos pequenos gestos que nos passam á frente e que muitas vezes nao ligamos.
Estamos sempre a aprender com quem tem muito mais experiência de vida do que nós, mas que mesmo assim precisam do nosso apoio e do nosso ouvir, tornando-nos uteis, especiais :)

Gostei, fez-me reflectir !

Um beijinho *
Peregrina disse…
A palavra SERVIR tem um significado muito mais abranjente do que aquele que os nossos olhos podem alcançar!
Obrigado pela partilha!
Bjs
Anita
Anónimo disse…
Lindo Pedro :]
São mesmo pequenos gestos que fazem grandes diferenças. *
KikaSolutions disse…
São momentos como o que viveste que nos fazem seguir este Caminho... esta Missão!

Dois dedinhos de conversa... provavelmente banais para quem não entende o que nos motiva...

mas como a Stora disse: "Missão Servir!!! É estar disponivel, é SER MAIS!!!"

=)

Beijinhos,
Estela*

Mensagens populares